Hamas segue conversas com Egito sobre trégua permanente em Gaza

Cairo, 4 fev (EFE).- Uma delegação do grupo islâmico Hamas se reuniu hoje com as autoridades egípcias para discutir a consolidação de uma trégua permanente em Gaza, disseram à Agência Efe fontes dos serviços de segurança egípcios.

EFE |

Além disso, as fontes apontaram que provavelmente os representantes do grupo islamita palestino darão uma coletiva para informar sobre o resultado das conversas, cujo conteúdo não foi revelado.

Amanhã é o último dia imposto pelas autoridades egípcias, que atuam como mediadoras, para que Hamas e Israel acertem as bases de um acordo para uma trégua permanente em Gaza.

Em declarações à rede de televisão "Al Jazira", um membro da delegação do Hamas, Salah al-Bardawil, explicou que "ainda há alguns assuntos pendentes e detalhes como a intransigência israelense para encerrar o bloqueio".

"Israel condiciona o fim do bloqueio à libertação do soldado israelense Shalit, mas sabe que essa é uma negociação diferente", disse Bardauil em referência ao militar Gilad Shalid, capturado por milicianos palestinos em Gaza no mês de junho de 2006.

Além disso, o integrante do Hamas explicou que a proposta egípcia nas negociações inclui que o grupo e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) protejam juntos a passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito.

Bardauil ressaltou que outros pontos da iniciativa são o fim ao bloqueio de Gaza, a abertura das fronteiras e um cessar-fogo. EFE aj/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG