Hamas reúne-se com parlamentares britânicos e irlandeses

Damasco, 15 mar (EFE).- Parlamentares do Reino Unido e da República da Irlanda se reuniram neste sábado em Damasco com líderes do movimento palestino Hamas e se mostraram a favor de manter um diálogo com todos os grupos palestinos, incluído o Hamas, informou hoje a agência de notícias síria Sana.

EFE |

A delegação foi liderada pela legisladora Clare Short e o Hamas esteve representado pelo líder máximo político do grupo, Khaled Mishaal, e por outros dirigentes do movimento palestino no exílio.

Os seis parlamentares disseram que, com sua reunião com os líderes do Hamas, buscavam encorajar aos membros do Parlamento Europeu para reconhecer o Hamas como um movimento legítimo, por haver ganho as eleições legislativas do dia 25 de janeiro de 2006.

Short, do Partido Trabalhista e ex-secretária de Estado britânica para Desenvolvimento Internacional, disse aos jornalistas no final da reunião, na sede do Hamas, que pedirão ao Governo britânico que mantenha contatos com esse grupo palestino "no interesse da paz", segundo a agência síria.

Os contatos mantidos pela delegação parlamentar foram a título pessoal e sem coordenação com a embaixada britânica, segundo disseram à Efe fontes da missão. Short também disse que sua gestão não representava os Parlamentos de seus respectivos países.

"Achamos que deveríamos começar a conversar com o Hamas, e quanto mais demoremos mais sofrimento haverá (entre os palestinos)", afirmou o parlamentar irlandês Chris Andrew.

O máximo representante do Hamas no Líbano, Osama Hamdan, também presente na reunião, disse que seu grupo tinha tido recentemente uma série de reuniões com políticos europeus, mas estes pediram que não se tornassem públicas.

"Mas esta vez os britânicos decidiram sair das sombras porque se deram conta dos erros da política de isolamento do Hamas", acrescentou Hamedan. EFE gb/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG