Hamas retoma diálogo com Egito para trégua que pare ofensiva israelense

CAIRO - Uma delegação do grupo palestino Hamas da Faixa de Gaza e outra de Damasco retomou hoje, no Cairo, suas negociações com as autoridades egípcias para tentar alcançar um cessar-fogo que pare a ofensiva israelense em Gaza, segundo fontes ligadas às reuniões.

EFE |

As fontes disseram à Agência Efe que os negociadores palestinos começaram esta manhã as reuniões com dirigentes dos serviços secretos egípcios.

A delegação do Hamas procedente da Síria é formada por Imad al-Alami e Mohammed Masr, que chegaram ontem à noite ao Egito procedentes de Damasco.

Alami e Masr já haviam se reunido no domingo passado com responsáveis egípcios para dialogar sobre a situação em Gaza.

Os dois responsáveis da organização islâmica no exílio em Damasco se uniram hoje a outros três palestinos que formam a chamada delegação do interior, Aiman Taha, porta-voz do Hamas em Gaza, Jamal Abul Hassen e Salah al-Bardawil.

As conversas entre o Hamas e os responsáveis egípcios sobre a proposta do Egito para resolver a crise em Gaza - alvo de uma ofensiva israelense desde 27 de dezembro - se concentra agora em como conseguir um cessar-fogo, acrescentaram as fontes.

Ontem, o Hamas criticou a postura das autoridades egípcias nas negociações com membros de seu grupo para colocar fim às hostilidades neste território, de acordo com um plano proposto pelo presidente Hosni Mubarak, em 6 de janeiro.

"A resposta egípcia não foi como queríamos. Há assuntos que não podemos aceitar e outros que devem ser modificados", disse o representante do Hamas no Líbano, Osama Hamedan, à rede de televisão catariana "Al Jazira".

O plano egípcio para Gaza inclui uma trégua por um período limitado e a abertura dos postos fronteiriços para que a população possa receber assistência humanitária.

Além disso, estabelece negociações para suspender o bloqueio a Gaza existente há um ano e meio, garantias para evitar uma deterioração do conflito e passos para conseguir a reconciliação palestina.

18º dia de ataques

Leia também

Vídeos

Opinião

Leia mais sobre: Oriente Médio

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG