Hamas rejeita assentamento definitivo de refugiados palestinos no Líbano

Beirute, 3 nov (EFE).- O chefe do escritório político do movimento palestino Hamas, Khaled Mashaal, se mostrou hoje, em Beirute, contra o assentamento definitivo dos refugiados palestinos que vivem no Líbano.

EFE |

Mashaal, que se reuniu hoje com o presidente do Líbano, Michel Suleiman, e com o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, disse também que seu grupo se opõe não só ao assentamento definitivo dos refugiados palestinos no Líbano, mas também a seu deslocamento para outros países.

Cerca de 400 mil palestinos estão refugiados no Líbano. Desse total, cerca de 200 mil vivem em condições precárias, distribuídos entre os 12 acampamentos existentes no país.

O líder do Hamas disse que a situação nos acampamentos é boa, que o problema do armamento palestino deve ser resolvido através do dialogo palestino-libanês e que seu grupo está se esforçando para encontrar uma solução a esta questão.

O desarmamento dos refugiados palestinos está previsto nas resoluções internacionais da ONU, e os líderes libaneses alcançaram um acordo nesse sentido durante uma mesa-redonda realizada em 2006 no Parlamento.

No entanto, estas decisões ainda não foram aplicadas.

A visita de Mashaal, residente em Damasco, coincidiu com uma intensificação das violações israelenses do espaço aéreo libanês.

A "Agência Nacional de Notícias" ("ANN") informou que caças-bombardeiros israelenses entraram no espaço aéreo libanês e realizaram ataques fictícios nas regiões de Nabatiyeh, Khiam, Jezin, Iqlim el-Tufah e Rachaya, no sul do país, assim como no Vale do Bekaa, no leste.

Estas ações são uma violação das resoluções 1.559 e 1.701 do Conselho de Segurança da ONU.

Em seu último relatório sobre a situação no Líbano, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou que essas violações impedem a possibilidade de fortalecer a soberania e a integridade do Líbano. EFE ks/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG