Hamas pede novo capítulo a Fatah e outras facções palestinas

Cairo, 28 set (EFE).- O líder do Hamas, Khaled Meshaal, pediu hoje no Egito ao Fatah e às demais facções palestinas que abram um novo capítulo em suas relações para avançar rumo à reconciliação nacional.

EFE |

"Estendemos nossas mãos e abrimos nossos corações a nossos irmãos do movimento Fatah e a todas as forças palestinas para fechar o capítulo do passado e abrir um novo", afirmou Khaled Meshaal, citado pela agência oficial de notícias egípcia "Mena".

O grupo islâmico rompeu relações com os nacionalistas do Fatah, dirigidos pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em junho de 2007, após vários dias de enfrentamentos armados em que o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza.

Durante uma coletiva de imprensa realizada hoje no Cairo depois de se reunir com o chefe dos serviços de inteligência do Egito, Omar Suleiman, Meshaal pediu "a unificação da postura nacional palestina para terminar com o estado de divisão e acelerar o processo de reconciliação, a fim de que os esforços egípcios para alcançá-la tenham sucesso".

Meshaal se referia ao papel mediador do Egito, que tenta colocar todas as facções palestinas na mesma mesa para conversar, na primeira quinzena de outubro.

Para o líder islâmico, exilado em Damasco, a unidade palestina é importante "para enfrentar a verdadeira batalha do inimigo israelense".

Além disso, ressaltou que sua presença no Egito respondia ao interesse de seu grupo pelo sucesso do diálogo, que qualificou como último passo para conseguir a reconciliação nacional.

Imediatamente após se reunir com Suleiman, que atua como mediador entre as facções palestinas, Meshaal afirmou que deu ao Egito uma resposta positiva a sua iniciativa para a reconciliação palestina, embora com "algumas reservas".

No entanto, o líder palestino não deu mais detalhes sobre as citadas reservas. EFE aj/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG