coragem de tirá-lo de lista terrorista - Mundo - iG" /

Hamas pede à UE que tenha coragem de tirá-lo de lista terrorista

Gaza, 22 mar (EFE).- O líder do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, pediu à União Europeia (UE) que tome a corajosa decisão de tirar o grupo islâmico de sua lista de organizações terroristas.

EFE |

"Acompanhamos com atenção a postura europeia em relação às facções da resistência palestina", escreveu Haniyeh numa carta publicada hoje pelo jornal de língua árabe "Filastin" (Palestina), na qual também defendeu uma "melhora" nos "contatos" mútuos.

Quanto aos Estados Unidos, o Hamas quer que o novo presidente, Barack Obama, tome medidas "reais que provem seu lema de mudança, especialmente no que se refere ao povo palestino e a seus direitos legítimos".

Haniyeh publicou a carta por ocasião dos cinco anos da morte do líder espiritual e fundador do Hamas, xeque Ahmed Yassin, vítima de um dos "assassinatos seletivos" cometidos pela aviação militar israelense.

Segundo o líder, "a morte do xeque Yassin foi o princípio da retirada do Exército israelense da Faixa de Gaza (que aconteceu lugar um ano depois) e da vitória do Hamas nas eleições municipais e parlamentares" realizadas entre 2004 e 2006.

"O movimento de Yassin se transformou num ator forte que não pode ser ignorado nem interna nem externamente", acrescenta a carta. EFE sar/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG