Hamas e Fatah retomam diálogo

Cairo, 1 abr (EFE).- Representantes de alto escalão do Hamas e do Fatah retomaram hoje o diálogo para a reconciliação, com mediação egípcia.

EFE |

A delegação do Fatah, liderada por Ahmed Qorei, conhecido também como "Abu Asa", reuniu-se com Moussa Abu Marzuk, membro do escritório político do Hamas, em uma nova tentativa de alcançar a normalização política dos territórios palestinos.

Os negociadores palestinos, profundamente divididos, se encontraram na sede da inteligência egípcia no Cairo, após se reunirem separadamente com seu chefe, o general Omar Suleiman, principal promotor das negociações.

Está previsto que, se Fatah e Hamas chegarem a um acordo neste diálogo prévio, os demais grupos palestinos se unam às negociações, suspensas desde 19 de março do ano passado.

As questões principais que devem ser resolvidas são a formação de um Governo de consenso, um programa político e a modificação da lei eleitoral.

As partes também devem tentar uma fórmula para a manutenção da segurança, e a realização das eleições presidenciais e legislativas em Gaza e na Cisjordânia.

A divisão entre as facções palestinas desde que o Hamas ganhou as eleições legislativas palestinas por maioria absoluta em janeiro de 2006 e formou, em março de 2007, um Governo de união nacional, que não durou três meses.

Em 15 de junho desse ano, o Hamas deu um golpe de Estado armado, tomando o controle da Faixa de Gaza e expulsando os membros do Fatah e representantes da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Nas negociações anteriores não houve acordo nos temas mais sensíveis, especialmente a relação da ANP com Israel. EFE nq/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG