Hamas e Fatah retomam amanhã diálogo interpalestino

Cairo, 27 jun (EFE).- O movimento islâmico Hamas e o nacionalista Fatah, à frente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) retomam amanhã, no Cairo (Egito), o diálogo interpalestino para um acordo de reconciliação.

EFE |

Ahmed Youssef, subsecretário de Assuntos Exteriores da Faixa de Gaza, que desde 2007 é controlada pelo Hamas, disse no Cairo que a delegação do seu movimento será presidida por Moussa Abu Marzuq. Já a o do Fatah terá Ahmed Qoria como líder.

Em declarações à agência oficial de notícias egípcia "Mena", Youssef aconselhou ambos os representantes a evitarem os ataques mútuos e a focarem o alcance de uma reconciliação.

"Existem elementos para que as conversas do Cairo terminem com sucesso e a reconciliação nacional seja alcançada", afirmou Youssef.

O integrante do Hamas disse ainda que o apoio árabe e islâmico às conversas pode ajudar os contatos a serem bem-sucedidos.

Na opinião de Youssef, esse apoio e a presença do Hamas nas negociações serão importantes quando as partes começarem a debater a criação de um Governo interino, a fixação de uma data para a realização de eleições gerais, a reconstrução da Faixa de Gaza e a reorganização dos órgãos de segurança palestinos.

"Nosso trabalho nos próximos mandatos estará guiado pela alternância democrática de poder, que será garantida por eleições limpas, livres e transparentes", afirmou o subsecretário.

Segundo fontes palestinas, as delegações de ambos os grupos chegarão hoje ao Cairo. EFE aj/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG