Hamas e Fatah não vêem diferenças entre Obama e McCain

Jerusalém, 4 nov (EFE).- As facções palestinas rivais Fatah e Hamas coincidiram hoje em não diferenciar suas expectativas aos candidatos à Presidência dos EUA, embora esperem que o vencedor apóiem suas reivindicações -seja ele o democrata Barack Obama ou o republicano John McCain.

EFE |

Fahmi al-Zareer, porta-voz da facção sunita Fatah,presidido por Mahmoud Abbas, manifestou em comunicado que "aceitaremos a pessoa que o povo americano eleger como presidente".

"Não fazemos nenhuma diferença entre um candidato e outro.

Estados Unidos é governada por estratégias e instituições, não por indivíduos", acrescenta, embora ressalta que "estamos interessados na pessoa que esteja ao lado dos palestinos".

Horas antes, o veterano negociador da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat, manifestou, ao ser perguntado pela imprensa sobre as eleições nos EUA, que têm a esperança de que o vencedor "ajude a relançar o processo de paz do Oriente Médio sem nenhuma demora".

O xiita Hamas, por sua vez, convocou os palestinos a esperarem para ver qual será a política do novo presidente para o Oriente Médio e as questões da Palestina, em especial.

Fawzi Barhum, seu porta-voz, ressaltou que "o Hamas não julga os líderes americanos como indivíduos, mas o que eles fazem em sua política para as nações oprimidas, e entre elas o povo palestino".

EFE sa'ar-elb-amg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG