Hamas e Fatah iniciarão diálogo nacional este mês

Gaza, 15 jun (EFE).- No final deste mês, começará o diálogo nacional entre as diversas facções palestinas, fundamentalmente o Fatah e o movimento islâmico Hamas, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

O diálogo, promovido pela Liga Árabe, começará no Egito no final de junho, informou hoje Saleh Zidan, alto funcionário da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP).

Em junho de 2006, o Hamas expulsou da Faixa de Gaza as forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, do partido Fatah.

Após um ano da tomada da Faixa de Gaza, as duas facções decidiram iniciar um diálogo nacional, depois que, durante meses, Abbas se negou a iniciar negociações com o Hamas até que os islamitas abandonassem o controle que mantêm sobre o território.

Segundo Zidan, existe uma proposta para enviar uma força árabe à Faixa de Gaza para supervisionar a reconstrução dos serviços de segurança palestinos no território, uma idéia até agora rejeitada pelo líder do Hamas, Ismail Haniyeh.

Nos próximos dias, uma delegação do Fatah viajará de Cisjordânia à Faixa de Gaza para começar a preparar com membros do Hamas o diálogo nacional, confirmou à Agência Efe Said Ziad Abu, deputado do Conselho Legislativo palestino. EFE sar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG