Hamas discute no Egito iniciativa para um cessar-fogo em Gaza

Cairo, 10 jan (EFE).- Uma delegação do Hamas encontra-se no Cairo para discutir com as autoridades locais a iniciativa apresentada pelo presidente do Egito, Hosni Mubarak, para deter a ofensiva israelense e alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

EFE |

Segundo fontes da segurança egípcia, a delegação do Hamas, presidida por Aiman Taha, porta-voz do grupo em Gaza, e Jamal Abul Hashim, um dos líderes do movimento islâmico, cruzou ontem a fronteira entre a faixa territorial e o Egito para manter contatos com os serviços de inteligência egípcios.

O chefe das negociações egípcias e principal responsável pelos serviços de inteligência, Omar Suleiman, comunicará à delegação do Hamas, composta por mais duas pessoas, a postura do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que hoje de manhã se reuniu com Mubarak no Cairo.

As fontes disseram que as partes estão discutindo a situação na Faixa de Gaza, a resolução do Conselho de Segurança da ONU aprovada na quinta-feira para um cessar-fogo imediato na região e a iniciativa do Egito, apresentada como uma ferramenta para a aplicação do texto da ONU rejeitado tanto pelo Hamas como por Israel.

As reuniões com a delegação do Hamas se enquadram nos intensos esforços diplomáticos promovidos pelo Egito em prol de uma trégua.

Neste sábado, Abbas pediu o fim imediato da agressão israelense e a implementação sem demora de um cessar- fogo na Faixa de Gaza. EFE jfu/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG