Hamas deixa para sábado sua decisão sobre a trégua em Gaza

Uma delegação do Hamas abandonou nesta quinta-feira o Cairo e deixou para sábado a decisão sobre a trégua em Gaza com Israel, a espera de esclarecimentos israelenses, anunciou a agência egípcia MENA.

AFP |

"A equipe voltará para o Cairo sábado para informar às autoridades egípcias de sua decisão final", indicou um responsável egípcio que pediu anonimato.

Representantes do Hamas, procedentes de Gaza e da Síria falaram no Cairo com o chefe dos serviços secretos egípcios, Omar Souleiman, o homem chave das negociações indiretas entre Israel e o Hamas.

"Supunha-se que tínhamos de chegar hoje a um acordo sobre a trégua, mas parece que Israel se nega a dar detalhes sobre o que pedimos", indicou um dos negociadores do Hamas, Salah Al-Bardawil, à AFP.

"Pedimos aos egípcios que obtenham as respostas a nossos pedidos de precisões e eles no prometeram que as comunicarão no início da próxima semana", acrescentou.

O Egípcio tinha esperança de conseguir nesta quinta-feira o anúncio de uma trégUa duradoura que permita a consolidação do cessar-fogo em vigor desde 18 de janeiro em Gaza.

O movimento islamita, que controla a Faixa de Gaza desde que tirou do poder a Autoridade Palestina em junho de 2007, condicionou esta trégua ao fim do bloqueio imposto por Israel ao território de 360 km2.

Em Gaza, o porta-voz do Hamas, Fawri Barhum, afirmou que Israel queria condicionar o levantamento do bloqueio a liberação do soldado israelense Gilad Shalit, detido no território palestino desde seu sequestro em junho de 2006.

"Querem levantar o bloqueio gradualmente" e condicionar o levantamento total "à liberação do soldado", afirmou Barhum. "A questão do levantamento do bloqueio não deve estar condicionada ao caso de Shalit" acrescentou.

Os disparos de foguetes de milícias palestinas contra o sul de Israel e as réplicas israelenses em Gaza (27 de dezembro a 18 de janeiro) que custou a vida a 1.330 palestinos.

mon-an-my-ezz/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG