Hamas confirma participação em diálogo interpalestino

Gaza, 24 fev (EFE).- O Hamas confirmou hoje que participará do diálogo de reconciliação com o grupo nacionalista Fatah, liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, mas, por motivos de segurança, não divulgou o nome do representante que enviará da Faixa de Gaza ao Cairo, onde as conversas acontecerão.

EFE |

O diálogo reconciliatório, que será antecedido por reunião preparatória nesta quarta-feira, começará depois de amanhã. Para participar dele, uma delegação do Hamas partirá hoje da Síria, com outro representante do movimento islâmico.

Segundo a rede de TV "Al Jazira", o "número dois" do Hamas, Moussa abu Marzuk, chegará ao Cairo nas próximas horas vindo de Damasco.

No entanto, Ismail Radwan, porta-voz do grupo, disse que, por razões de segurança, o nome do membro do Hamas que vive na Faixa de Gaza e participará do encontro será mantido em segredo até o último momento.

Radwan acrescentou que Mahmoud Zahar, um dos líderes do movimento e que estava sumido desde a recente ofensiva militar israelense em Gaza - entre 27 de dezembro e 18 de janeiro -, voltou do Cairo após conversas mantidas com as autoridades egípcias sobre o conflito.

O porta-voz do Hamas não disse se será Zahar que viajará de novo ao Egito para se somar à delegação do Hamas que vai dialogar com o Fatah.

Leia mais sobre: Faixa de Gaza - Hamas

    Leia tudo sobre: faixa de gazahamas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG