Hamas comemora vitória de Ahmadinejad no Irã

O movimento islâmico palestino Hamas comemorou neste sábado a reeleição de Mahmud Ahmadinejad como presidente do Irã, o que representa, segundo o Hamas, a prova do êxito do regime de Teerã e uma vitória da democracia iraniana.

AFP |

"Esses resultados são uma prova do êxito do programa oficial iraniano a serviço dos interesses do povo e de sua maneira de enfrentar todos os seus desafios", declarou em um comunicado o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhum.

Essa eleição "deveria representar um apelo a todas as partes para que mudem suas políticas em relação ao Irã e, especialmente, as daqueles países que tentam apresentar o Irã como o inimigo em vez da entidade sionista (Israel)", acrescentou, referindo-se aos países árabes que se opõem ao regime da República Islâmica.

O Irã é um dos principais apoios políticos do Hamas, mas Teerã se nega a dar apoio militar ao movimento islâmico palestino, que controla a Faixa de Gaza.

Segundo o Ministério iraniano do Interior, o presidente Mahmud Ahmadinejad venceu as eleições presidenciais no primeiro turno com 62,63% dos votos, seguido por seu principal adversário, o ex-primeiro-ministro Mir Hosein Musavi, com 33,75% dos votos.

az-dlm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG