Hamas coloca forças em estado de alerta em Gaza diante de seu aniversário

Jerusalém, 13 dez (EFE).- O Hamas colocou suas forças de segurança em estado de alerta na Faixa de Gaza, na véspera da celebração do 21º aniversário da fundação do grupo, informou hoje o movimento islâmico.

EFE |

O grupo, que controla a Faixa de Gaza desde que tomou o controle do território, em junho de 2007, mobilizou seus corpos de segurança pelas principais ruas do local.

Os efetivos de Polícia também tomaram posições em telhados e terraços de edifícios considerados vitais na Cidade de Gaza.

O líder do grupo em Gaza e deposto primeiro-ministro, Ismail Haniyeh, deve pronunciar amanhã um discurso diante de milhares de simpatizantes do Hamas que se concentrarão na capital do território para lembrar o estabelecimento do movimento islâmico.

Enquanto isso, hoje, dezenas de simpatizantes do Hamas percorreram em veículos as sedes governamentais da Faixa de Gaza com bandeiras verdes do movimento islâmico e divulgando a celebração.

Sobre a mobilização em massa das forças da ordem, o Hamas adverte, em comunicado, que "a medida tem por objetivo proteger os cidadãos e manter a segurança diante da celebração".

O Hamas, que participou pela primeira vez de eleições legislativas em janeiro de 2006, ganhou esse pleito realizado na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém, desbancando o até então predominante grupo político nacionalista Fatah, liderado hoje pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. EFE sar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG