carnaval reunião de doadores para Gaza - Mundo - iG" /

Hamas chama de carnaval reunião de doadores para Gaza

Cairo, 3 mar (EFE).- O movimento palestino Hamas qualificou hoje de solene carnaval a conferência internacional para a reconstrução de Gaza, realizada ontem no Egito, e de chantagem suas conclusões.

EFE |

"Vincular a reconstrução de Gaza ao fato de que o Hamas admita as resoluções do Quarteto (para o Oriente Médio) é uma chantagem", afirmou o dirigente do grupo islâmico Mohammed Nazzal, em mensagem divulgada pela rede de televisão "Al Jazira".

O Quarteto de Madri - integrado por Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU - pede que o Hamas reconheça o Estado de Israel, renuncie à violência e assuma os acordos assinados pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

"Não é aceitável vincular a ajuda ao pobre povo palestino com as condições fixadas pelo Quarteto", afirmou Nazal em Damasco, onde a máxima direção política do Hamas tem sede.

A conferência para a reconstrução de Gaza anunciou ontem que a comunidade internacional ofereceu US$ 4,481 bilhões para a reconstrução de Gaza e que esse dinheiro não passará pelas mãos do Hamas.

A declaração de Nazal é a primeira emitida pelo Hamas desde o fim da conferência, que teve a presença de representantes de mais de 70 países.

"A importância da conferência não é medida pelo grande número de participantes", afirmou Nazal.

"Foi nada mais que um solene carnaval e quase uma peça de teatro", disse o dirigente do Hamas, membro do comitê político do grupo palestino. EFE nq/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG