Hamas anuncia que não renovará trégua com Israel

Gaza, 4 dez (EFE).- O grupo xiita Hamas anunciou hoje, após consultar as demais das facções palestinas, que não renovará a trégua em Gaza no dia 19 se Israel mantiver o bloqueio à faixa e as operações militares em território palestino.

EFE |

O cessar-fogo entre Israel e o Hamas expira dentro de 15 dias, pois foi alcançado com mediação egípcia em junho pata um período de seis meses.

"O Hamas e as facções palestinas fizeram consultas internas para tomar uma decisão sobre a trégua com a 'ocupação sionista' (como se referem ao Estado de Israel)", explicou hoje Khalil al-Khaya, um dos principais comandantes do Hamas em Gaza.

Nos encontros, acordaram que a trégua "não será prorrogada sob as agressões e o cerco ao nosso povo na Faixa de Gaza e na Cisjordânia" acrescentou.

Na rodada de consultas, a Jihad Islâmica -uma pequena facção radical, envolvida com atividades terroristas- e a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) coincidiram em apontar a Israel como o único beneficiado pelo cessar-fogo.

"Não consideramos a trégua com a 'ocupação' uma decisão que deva se repetir", assinalou a FPLP em comunicado.

Yamil Youssef, chefe da Jihad Islâmica, acusou Israel de querer "o fim da 'resistência' em troca de umas poucas remessas de alimentos", em alusão ao ligeiro alívio do bloqueio a Gaza que permitiram as autoridades israelenses em contrapartida pelo fim do lançamento de mísseis.

Tanto Israel quanto as milícias palestinas violam diariamente a trégua há um mês, desde que o Exército israelense matou seis integrantes do Hamas ao entrare em Gaza para destruir um túnel subterrâneo supostamente escavado para capturar soldados israelenses.

Desde então, 19 palestinos morreram em operações militares israelenses.

Nenhum israelense perdeu a vida apesar de o Hamas ter lançado cerca de 200 foguetes lançados da faixa de Gaza contra as localidades vizinhas de Israel neste período. EFE sa'ar-ap/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG