Hamas ainda não reuniu condições para cessar-fogo (EUA)

O Hamas ainda não estabeleceu seus termos para um cessar-fogo, no 19º dia da ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, disse um funcionário do Departamento de Estado, nesta quarta-feira, contradizendo informações que chegam do Oriente Médio.

AFP |

"Ainda não é um trato fechado. Há uma quantidade de condições do Hamas com as quais é preciso lidar", disse esse funcionário à AFP, pedindo para não ser identificado.

No Cairo, um diplomata egípcio disse que o Hamas aceitou a proposta de cessar-fogo do Egito e que espera a resposta de Israel. Em Jerusalém, o chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos, anunciou a concordância do Hamas.

O funcionário do Departamento de Estado ainda não disse quais as condições do Hamas representam problemas. O movimento islâmico insiste em que Israel ponha fim ao bloqueio mantido sobre a Faixa de Gaza e em uma abertura da fronteira.

O plano egípcio pede um "cessar-fogo imediato e a aceitação da retirada" das tropas israelenses da Faixa de Gaza.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, preferiu a cautela.

"Temos todo o direito de nos mostrarmos céticos em relação ao que os jornais disseram sobre o Hamas, e acredito que temos de esperar para ver o que acontece realmente", afirmou Perino.

Perino se esquivou das perguntas sobre se o ainda presidente americano, George W. Bush, estaria pressionando Israel para a retirada das tropas, mas garantiu que Washington deseja "um cessar-fogo duradouro estabelecido o quanto antes".

"E apreciamos o que os egípcios fizeram para tentar estabelecer um diálogo para poder chegar a esse ponto", completou.

ok-lc/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG