Haiti poderá receber US$ 350 milhões em ajuda adicional

SANTO DOMINGO - O Haiti poderá receber US$ 350 milhões adicionais de países doadores como ajuda para sua reconstrução após o devastador terremoto de janeiro, disseram nesta terça-feira fontes em uma reunião preparatória para uma Cúpula Mundial convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o fim deste mês.

Reuters |

Os participantes da conferência técnica preparatória, que é realizada a portas fechadas na República Dominicana, recomendarão, no entanto, condicionar a assistência à criação de um mecanismo de fiscalização do uso desses recursos.

O Haiti, considerado o país mais pobre das Américas, desde antes do terremoto de magnitude 7,0 de 12 de janeiro se beneficiava de uma ajuda de 200 milhões de dólares para combater a pobreza e a fome.

As fontes, diplomáticas e técnicas, disseram que a ajuda adicional seria decidida na Cúpula Mundial sobre o Haiti convocada pela ONU para 31 de março em Nova York.

"Considerou-se e concordou-se que o Haiti necessita dessa ajuda orçamentária adicional para poder fazer frente às urgências que enfrenta por causa dos danos causados pelo terremoto", disse uma fonte diplomática.

"Em Nova York se conhecerá sobre a criação de um mecanismo que fiscalize o uso desses fundos de ajuda", acrescentou.

Veja também:

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: terremoto no haiti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG