Dama de Ferro sérvia - Mundo - iG" /

Haia libertará Dama de Ferro sérvia

Belgrado, 15 set (EFE).- Biljana Plavsic, conhecida como a Dama de Ferro dos Bálcãs e condenada em 2003 a 11 anos de prisão por crimes contra a humanidade, será libertação pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII).

EFE |

Segundo informaram hoje a imprensa sérvia, o presidente desta corte, Patrick Robinson, autorizou um indulto à ex-presidente da República servo-bósnia, que no dia 24 de outubro terá cumprido os dois terços de sua pena.

Este indulto abre a porta a sua saída da prisão sueca na qual cumpre pena, que poderia produzir-se no final do mês de outubro.

Plavsic, que agora tem 79 anos, se entregou de forma voluntária à justiça internacional em janeiro de 2001, após ser acusada, e se declarou culpada do delito de perseguição por motivos étnicos, religiosos e políticos durante a guerra bósnia (1992-1995).

Considerada uma radical pelo próprio ex-presidente sérvio, Slobodan Milosevic, em 1992 deu a volta ao mundo uma foto sua na qual pisava um cadáver de um bósnio enquanto beijava ao "o senhor da guerra" sérvio Arkan. EFE Sn-as/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG