Hackers invadem Twitter de emissora e anunciam morte falsa de Obama

Acredita-se que um grupo ou indivíduo intitulado Script Kiddies seja o autor do ataque na seção de política da Fox News

iG São Paulo |

Hackers invadiram nesta segunda-feira a conta no Twitter da seção de política da emissora de TV americana Fox News e anunciaram a morte do presidente do país, Barack Obama, em seis mensagens diferentes que continuam no ar após horas de sua publicação.

Um grupo ou indivíduo que assina por The Script Kiddies teria assumido a autoria do trote. A primeira mensagem diz "@BarackObama acabou de morrer. O presidente morreu. Verdadeiramente, um triste 4 de julho", em reverência ao aniversário da independência dos EUA, celebrado nesta segunda-feira.

Reprodução
Reprodução de seção de política da emissora americana Fox News no Twitter mostra posts anunciando falsa morte do presidente dos EUA, Barack Obama
O segundo post publicado no Twitter da Fox News afirma: @BarackObama acabou de morrer. Há quase 45 minutos, ele foi assassinado com dois tiros, um na região pélvica e outro no pescoço. Atirador desconhecido."

Obama teria sido assassinado enquanto jantava em um restaurante de Iowa em uma viagem de sua campanha eleitoral, divulgou o um terceiro falso tweet. Na quarta mensagem, há a promessa de que o assassino será encontrado.

Na quinta mensagem, os hackers reiteram as informações de posts anteriores para, no sexto e último, desejam sorte ao vice-presidente dos EUA: "Desejamos sorte a @joebiden como nosso novo presidente dos EUA. Em uma época de tanta loucura, há luz no fim do túnel."

Os hackers assustaram os mais de 35 mil seguidores da conta especializada em política da Fox. Em comunicado publicado em seu site, a "Fox News" reconheceu que sua conta tinha sido invadida. "O fato está sendo investigado e a FoxNews.com pede desculpas por qualquer problema que possa ter criado", disse a emissora.

Motivo

Os tweets apareceram no Twitter da Fox com o ícone da empresa. Entre as mensagens sobre Obama, alguns tweets foram feitos por um usuário chamado The Script Kiddies, uma gíria entre internautas para denominar pessoas inexperientes, que usam tecnologia convencional para hackear.

Outro site do conglomerado Fox tinha sido atacado em maio deste ano pelo grupo Lulz Security.
Não está claro o motivo do ataque desta segunda-feira. A Fox é a TV de notícias a cabo mais popular dos Estados Unidos e é criticada por parte da população americana por seu perfil conservador.

*Com BBC e EFE

    Leia tudo sobre: obamafox newstwitterhackers

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG