Ancara, 9 mai (EFE).- O presidente turco, Abdullah Gul, disse hoje, em Ancara, que a Turquia está preparando uma nova política que reforçará suas relações com a região autônoma curda do norte do Iraque.

Gul disse em uma recepção pelo Dia da Europa que um novo período foi aberto entre a Turquia e a Administração curdo-iraquiana na luta contra o terrorismo, e que a ajuda turca ao norte do Iraque aumentaria tão logo quanto a "calamidade do PKK" tiver acabado.

O Exército turco está operando contra os redutos do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que tem sua retaguarda no norte do Iraque, após receber a aprovação do Parlamento de Ancara em outubro do ano passado.

O presidente turco disse que a mais recente incursão aérea, em 2 de maio, foi a que mais atingiu o PKK, uma organização armada considerada terrorista pelos Estados Unidos e pela União Européia (UE).

O Exército turco cifrou em mais de 150 as mortes de milicianos do PKK nessa operação aérea, na qual os jornais turcos suspeitam que morreu algum líder da guerrilha curda. EFE dt/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.