Guia francês aponta Tóquio como capital mundial da gastronomia

Tóquio bateu Paris como a cidade com o maior número de restaurantes com a melhor avaliação do conceituado Guia Michelin, confirmando seu status de capital mundial da gastronomia. A capital japonesa conta com 11 restaurantes três estrelas no guia, considerado a Bíblia dos restaurantes, enquanto Paris tem dez.

BBC Brasil |

Getty Images

No total, Nova York tem apenas quatro restaurantes com três estrelas.

Apesar de Paris estar atrás de Tóquio no número de restaurantes mais bem cotados pelo guia, a França ainda está na frente na lista de países com mais restaurantes três estrelas.

O país europeu tem ao todo 25 restaurantes que obtiveram a cotação máxima no Michelin. O Japão, por outro lado, tem apenas 18 restaurantes três estrelas.

O próximo Guia Michelin de Paris será publicado em março de 2010.

Polêmica

A empresa francesa Michelin publica anualmente guias com os melhores restaurantes de inúmeras cidades do mundo. Além de Tóquio, Paris e Nova York, há também guias dedicados a Hong Kong e Los Angeles, entre outras metrópoles.

Depois da polêmica em torno dos guias Michelin dedicados a Tóquio lançados anteriormente e que não usaram inspetores japoneses, os organizadores da edição deste ano contrataram apenas críticos japoneses para fazer a avaliação.

Especialistas e críticos gastronômicos japoneses estava céticos em relação ao guia, pois não acreditavam que especialistas que não fossem japoneses pudessem julgar a gastronomia do país.

O primeiro Guia Michelin da capital japonesa foi publicado em 2007.

"Tóquio permanece de longe a capital mundial da gastronomia e conta com o maior número de restaurantes três estrelas", disse o diretor-geral do Guia Michelin, Jean-Luc Naret.

O tamanho da cidade ajuda a explicar o fenômeno. Bem maior do que Paris, a capital japonesa tem 160 mil restaurantes, enquanto que a capital francesa tem 40 mil.

Dois terços dos restaurantes premiados pelo guia servem comida japonesa, enquanto os outros são especializados em comida francesa, espanhola, chinesa e italiana.

    Leia tudo sobre: gourmet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG