Guerrilheiros das Farc desertam em várias regiões colombianas

Bogotá, 3 set (EFE).- Um total de 11 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desertaram e se entregaram aos soldados do Exército em distintas regiões do país, informaram hoje fontes militares em Bogotá.

EFE |

As deserções foram fruto da "pressão das tropas desdobradas em todo o país e do tratamento desumano recebido pelos integrantes " das Farc, informou a agência de notícias do Exército local, "ANE".

A agência militar disse que os rebeldes abandonaram a luta armada nas "últimas horas" nos departamentos de Bolívar, Atlántico, Arauca, Valle del Cauca, Chocó, Caquetá, Meta e Guaviare.

Os guerrilheiros entregaram, em conjunto, dez armas de fogo e alguns aparatos de comunicação por rádio, entre outros objetos e equipamentos.

Segundo a fonte, os desertores se incorporaram ao chamado Programa de Atendimento Humanitário ao Desmobilizado (Pahd), pelo qual o Ministério da Defesa é responsável.

O Pahd, que foi criado pelo Governo, oferece assistência a membros dos grupos armados ilegais que deixam as armas. EFE jgh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG