Guerrilheiro das Farc que entregou reféns é ex-vereador

Bogotá, 2 fev (EFE).- O guerrilheiro responsável pela entrega de quatro reféns libertados no domingo pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi vereador no sul do país e esteve sob comando de Raúl Reyes, morto em março no Equador, segundo um relatório militar divulgado hoje pela Caracol Radio.

EFE |

Os serviços de inteligência militar registram o guerrilheiro em seus arquivos como "El negro Mosquera", apelido de Luis Emiro Mosquera, segundo a fonte, que disse ainda que o insurgente é líder de uma companhia das Farc.

De acordo com a rádio, Mosquera foi vereador de Puerto Asís, no departamento (estado) de Putumayo, na fronteira sul com o Equador, e há 15 anos se vinculou com a organização guerrilheira.

Segundo os mesmos relatórios militares, o rebelde foi ideólogo da frente 48 das Farc, reduto que atua na região fronteiriça e que dependia do então número dois e porta-voz internacional do grupo, "Raúl Reyes".

"Reyes" morreu em 1º de março passado em um bombardeio colombiano contra seu acampamento nas selvas do norte equatoriano fronteiriças com a Colômbia. EFE jgh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG