Guerrilheiro capturado em resgate de Betancourt nega traição às Farc

Um dos dois guerrilheiros das Farc capturados no dia 2 de julho na operação militar de resgate de Ingrid Betancourt e de outros 14 reféns negou hoje ter traído seus companheiros.

AFP |

Gerardo Aguilar, ou 'César', negou qualquer traição, como denunciou a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em comunicado divulgado no dia 11 de julho.

Segundo seu advogado Rodolfo Ríos, no depoimento dado à justiça, 'César' afirmou que, como todo mundo sabe, (o resgate dos 15 reféns) foi produto de uma inteligência militar sumamente avançada, sobretudo na interceptação das comunicações telefônicas".

A operação de resgate de Ingrid Betancourt e de outros 14 reféns foi possível por causa da traição de dois chefes rebeldes que os custodiavam, afirmou na semana passada a guerrilha colombiana das Farc em comunicado divulgado na Internet.

"A fuga dos 15 prisioneiros de guerra, em 2 de julho passado, foi conseqüência direta da desprezível conduta de Gerardo Aguilar, o César, e de Alexander Farfán, o Enrique, que traíram seu compromisso revolucionário e a confiança que foi depositada neles", dizia o texto.

O documento assinado pelo secretariado (cúpula das Farc) foi divulgado na página da Agência Bolivariana de Imprensa.

Ingrid Betancourt foi resgatada depois de seis anos e quatro meses de seqüestro, com mais três americanos e 11 militares colombianos, numa operação realizada por um comando da inteligência do Exército.

O comunicado rebelde diz que a operação de resgate dos reféns foi "um episódio inerente a qualquer confrontação política e militante, com vitórias e reveses", acrescentando que as Farc não desistirão de seu objetivo de deter seus membros.

Os dois guerrilheiros, descritos por seus antigos reféns como "carcereiros", estão detidos sob forte medidas de segurança na sede central da Promotoria em Bogotá.

O governo dos Estados Unidos havia solicitado formalmente no dia 9 de julho à Colômbia a extradição dos dois que, além das acusações de seqüestro de três americanos, são acusados de narcotráfico.

hov/cw/sd/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG