Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Guerrilha das Farc entregou à Cruz Vermelha oito reféns

A guerrilha colombiana das Farc entregou ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) oito pessoas de um grupo de 17 que havia seqüestrado semana passada no noroeste do país, informou nesta quinta-feira o organismo humanitário.

AFP |

"A libertação foi efetuada", segundo uma nota do Comitê, destacando que a entrega foi feita ontem, quarta-feira, numa zona rural do município de Vigía del Fuerte, departamento (província) de Antióquia (noroeste).

O CICV "reiterou sua disponibilidade em apoiar a busca de mecanismos para obter a libertação de outros reféns, assim como dos demais detidos em poder dos grupos armados".

Os 8 reféns entregues ao CICV faziam parte de um grupo de 17 pessoas seqüestradas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxistas), numa embarcação entre a cidade de Riosucio e Quibdó (a 600 km de Bogotá), no dia 17 de julho.

No dia seguinte do seqüestro, o Exército informou que oito dos seqüestrados - cinco mulheres, dois homens e uma criança - foram encontrados na margem do rio Atrato e trasladados em helicóptero militar a Quibdó, capital do departamento Chocó.

As Farc mantêm em seu poder pelo menos 25 reféns - três políticos e 22 policiais e militares aos quais pretende trocar por guerrilheiros presos - além de 700 seqüestrados pelos quais pretende pedir resgate, segundo as autoridades e Organizações não Governamentais (ONG).

pro/rpl/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG