'Guerras de shopping' viram mania entre jovens na Indonésia

Jovens usam armaduras e armas de brinquedo e atividade se torna ferramenta de marketing

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Criança com arma de brinquedo em shopping da Indonésia
Um grupo de jovens usando armaduras e brandindo armas de brinquedo já é uma visão comum em shopping centers na Indonésia.

No ano passado, as "guerras de shopping” ganharam fama em Jacarta, e a ideia então se espalhou pela internet.

Mas o jogo, que começou como uma espécie de flashmob, foi transformado em uma ferramenta de marketing, com centros comerciais competindo para sediar a brincadeira.

Segundo um entusiasta, aquilo que antes acontecia secretamente em diversos tipos de lugares agora deixou de ser uma atividade espontânea, com os jogadores sendo convidados pelos shoppings.

Em um centro comercial no sul da capital indonésia, o número de crianças envolvidas na brincadeira já é maior do que o de adultos.

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Seus pais não parecem se importar. Para um deles, o jogo é uma atividade alternativa, em que as crianças podem usar seus brinquedos também para a socialização.

Os jogadores usam dardos de espuma, que não ferem seus oponentes, e jogam até ficar sem munição.

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