Guerra em Gaza obriga Rice a suspender viagem à China

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, cancelou a viagem que faria à China nesta semana para ocupar-se, apenas, dos ataques israelenses a Gaza, informou o Departamento de Estado neste domingo.

AFP |

"Devido aos acontecimentos no Oriente Médio, a secretária Rice não poderá viajar a Pequim, China, como esperava", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Fred Lash.

Rice será substituída pelo subsecretário de Estado John Negroponte, que irá a Pequim na próxima quarta-feira, acrescentou o porta-voz.

O presidente americano George W. Bush telefonou neste domingo para o mandatário chinês, Hu Jintao, para informá-lo sobre a suspensão da visita de Rice, revelou a agência de notícias chinesa Xinhua.

A China entendeu a decisão e dará boas vindas a Negroponte, disse um porta-voz da chancelaria chinesa, segundo a agência.

O ministério de Relações Exteriores chinês anunciara na sexta-feira que Rice visitaria a China entre 7 e 8 de janeiro para celebrar o 30º aniversário da abertura das relações diplomáticas entre as duas nações.

Leia mais sobre: Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG