s) - Mundo - iG" /

Guerra do Cáucaso pode crescer e ampliar-se (Jane s)

A guerra no Cáucaso corre o risco de crescer, advertiu nesta segunda-feira o grupo de análise militar britânico Janes, destacando que Moscou tentará golpear ainda mais a capacidade militar da Geórgia, dirigindo o olhar à Abkhásia, a outra região separatista.

AFP |

"É provável que prossigam os ataques aéreos russos para atingir ainda mais a capacidade militar da Geórgia", afirmou Matthew Clements, editor da edição Europa e Ásia da revista publicada pelo grupo.

O analista explicou que tudo leva a crer que "o atual conflito" pela região separatista georgiana da Ossétia do Sul "corre o risco de crescer e ampliar-se, principalmente à Abkházia".

"Uma operação" militar russa na Abkházia "para expulsar as forças da Geórgia da Garganta de Kodor parece provável", previu o analista da Jane's.

A Garganta de Kodor é considerada a porta de acesso à Abkhásia pelo leste, e uma operação desse tipo "poderia provocar uma resposta militar das tropas da Geórgia mobilizadas no sul da região separatista", alertou Clements.

Segundo o analista, "as relações entre Rússia e Ocidente vão se deteriorar ainda mais, devido aos informes de que as forças russas adentraram ainda mais na Geórgia", fazendo ouvidos moucos aos apelos da comunidade internacional para um cessar-fogo.

ame/jz/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG