Guatemala buscará tratado comercial com o Brasil até junho

Guatemala, 22 mai (EFE).- A Guatemala pretende fazer com que durante a Cúpula Brasil-América Central, que será realizada no próximo dia 29, seja obtido um acordo para iniciar a negociação de um tratado comercial entre o Sistema de Integração Centro-Americana (Sica) e o Mercosul, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

O chanceler guatemalteco, Haroldo Rodas, disse hoje à imprensa que já informou suas intenções aos chanceleres centro-americanos, e que por isso espera que o assunto integre a agenda na reunião de dois dias que será realizada na capital salvadorenha.

"Espero que se consiga avançar nesse acordo de região para região. Caso os outros países da América Central não pretendam, a Guatemala está disposta a negociar com o Brasil" um acordo bilateral, completou Rodas.

O chefe de Estado guatemalteco, Álvaro Colom, durante uma visita oficial ao Brasil realizada em abril passado, se comprometeu, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a promover entre países centro-americanos a discussão de um tratado comercial com o Mercosul.

O Sica é integrado por Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá. A República Dominicana é Estado associado, e Espanha, México e Taiwan observadores.

Durante uma visita oficial realizada em agosto último a Honduras, o presidente Lula defendeu a abertura de negociações para um tratado comercial entre ambas as regiões.

"Devemos ter como objetivo no horizonte próximo o lançamento de negociações para um tratado comercial entre o Sica e o Mercosul", disse o líder brasileiro na ocasião. EFE cual/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG