Grupos tradicionalistas expressam seu apoio à candidatura de Ahmadinejad

Teerã - Um grande número de partidos políticos conservadores do Irã expressaram seu apoio à possível candidatura do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, à reeleição nas eleições previstas para o dia 12 de junho.

EFE |

Segundo a agência oficial iraniana de notícias "Irna", 14 grupos membros da denominada "Frente dos Seguidores da Linha do Imame (o aiatolá Khomeini) e do Líder (o aiatolá Khamenei)" decidiram apoiar Ahmadinejad, que ainda não confirmou se vai concorrer à reeleição.

A agência assegura também que, nos próximos dias, o presidente iraniano receberá o apoio da facção majoritária do Parlamento, integrada pelos tradicionalistas.

Embora ainda não o tenha anunciado publicamente, tudo indica que Ahmadinejad buscará a reeleição no pleito de junho, apesar das críticas que recebe por sua má gestão econômica.

Até o momento, só o ex-primeiro-ministro iraniano Mir Hussein Moussavi e o ex-presidente do Parlamento Mehdi Karroubi, ambos reformistas, expressaram seu desejo de aspirar a candidaturas à Presidência do Irã.

O prazo para a apresentação das candidaturas será aberto no próximo dia 5 e se encerra três dias depois.

Depois, o poderoso Conselho de Guardiões decidirá quais candidatos cumprem os requisitos exigidos pela Constituição do país.

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG