Grupos que se manifestarão durante reunião do G20 criticam gastos da cúpula

Londres, 27 mar (EFE).- Os grupos que se manifestarão durante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, formado pelos países ricos e os principais emergentes) no próximo dia 2, em Londres, criticaram hoje o alto custo da reunião, estimado pelo Governo do Reino Unido em 19 milhões de libras (mais de 21 milhões de euros).

EFE |

Segundo o ministro para a África, Ásia e ONU do Reino Unido, Lorde Malloch-Brown, grande parte desse orçamento foi destinado à segurança dos Chefes de Estado e do Governo que participarão da cúpula.

A coordenadora da coalizão antiguerra Stop the War, Lindsey German, que estará em alguns dos protestos na semana que vem, atacou hoje as altas somas que serão investidas no controle do transporte e das estradas.

"Muitos milhões de libras estão sendo gastos com a Polícia, com fechamento de estradas, com o transporte, mas os políticos brincam enquanto o mundo pega fogo", declarou German.

"Estamos no meio de uma das piores recessões, a guerra no Afeganistão prossegue, a população de Gaza continua sofrendo, mas nada disto será debatido na cúpula", afirmou a ativista.

O responsável de campanhas do Movimento Mundial do Desenvolvimento, Murray Bentham, disse hoje que o custo da cúpula é "incrivelmente alto" e explicou que a "única justificativa possível" para tanto é que os líderes do G20 tomem as medidas necessárias para beneficiar o mundo em desenvolvimento.

A Polícia Metropolitana de Londres reforçará a segurança na capital do Reino Unido diante das manifestações previstas na City, o centro financeiro da cidade, por grupos anticapitalistas que têm como objetivo paralisar as atividades da região.

Sob o nome de "G20 Meltdown", em alusão à catástrofe que resulta da fusão de um reator nuclear, vários coletivos que têm em comum sua oposição ao sistema capitalista participarão de passeatas e acampamentos durante a reunião de cúpula. EFE vg/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG