RENO, Nevada - Grupos americanos de defesa dos animais entraram tentam impedir uma proposta federal de execução de cavalos selvagens para lidar com os números excedentes da raça.

Os defensores dos cavalos irão criar uma campanha contra a proposta anunciada no final do mês passado pelo Gabinete de Gerenciamento de Terras, disse Chris Heyde, vide-diretor do Instituto do Bem Estar Animal.

As autoridades federais afirmaram que enfrentam difíceis escolhas porque os cavalos selvagens superpopulam as terras públicas do oeste.

Mas Heyde mantém que a agência procura uma "saída mágica" para os problemas de orçamento causados depois que empregaram novas forças para delimitar os animais.

Segundo ele a delimitação deixou muitos animais sob os cuidados do público, exigindo que a a agência pagasse por mais recursos privados.

A proposta é "matar pura e simplesmente para equilibrar os orçamentos de uma agência cujo maus cuidados causaram danos irreparáveis ao tesouro nacional a altos custos aos contribuintes", disse Heyde.

Há cerca de 33,000 cavalos selvagens em mais de 10 Estados do Oeste.

Cerca de metade desses animais vive em Nevada.

Leia mais sobre: cavalo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.