vitória ordem de detenção de Bashir - Mundo - iG" /

Grupo rebelde de Darfur qualifica de vitória ordem de detenção de Bashir

Cairo, 4 mar (EFE).- O porta-voz de um dos principais grupos rebeldes de Darfur, o Movimento para a Justiça e Igualdade (MJI), Ahmad Hussein Adham, qualificou hoje de vitória a ordem de detenção contra o presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, emitida hoje pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

EFE |

Em entrevista à rede de televisão catariana "Al Jazira", Adham disse que "este é um grande dia que significa uma vitória verdadeira para as vítimas de Darfur, que chegam a 300 mil mortos e a centenas de milhares de deslocados".

Hoje, o TPI emitiu uma ordem de detenção contra Bashir por crimes de guerra e de lesa-humanidade na região de Darfur, no oeste do Sudão, em uma decisão que já foi rejeitada pelo regime de Cartum.

"É um grande dia para a Justiça internacional e uma grande vitória para o povo sudanês", afirmou Adham, que ressaltou que a resolução do TPI será cumprida "cedo ou tarde".

O porta-voz de MJI ressaltou que o povo sudanês está satisfeito com a ordem de detenção, porque "este regime comete crimes, já que não tem legitimidade constitucional, nem legal".

"O povo sudanês não aceita ser governado por um presidente criminoso", acrescentou.

Além disso, anunciou que o grupo está em contato com todas as demais forças políticas do Sudão "para sair deste beco sem saída em que o país se encontra". EFE aj/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG