Grupo que apoia Santorum pede desistência de Gingrich

Fundação afirma que pré-candidatos conservadores devem se unir para vencer Romney na disputa republicana

iG São Paulo |

Uma fundação que investiu milhões de dólares na campanha de Rick Santorum à presidência dos Estados Unidos pediu nesta quarta-feira que o também pré-candidato Newt Gingrich abandone a corrida republicana. O pedido foi feito após a chamada Superterça , megarrodada de prévias do partido na qual Mitt Romney se saiu melhor.

Stuart Roy, um representante da Fundação Red, White and Blue, afirmou que Gingrich deve se retirar da disputa "para não se tornar um obstáculo" para Santorum. Os dois pré-candidatos pertence à ala mais conservadora do Partido Republicano e, na opinião do grupo, devem se unir contra Romney, considerado moderado.

Leia também: Apesar de vencer Superterça, Romney continua longe de candidatura

AP
O pré-candidato à presidência dos EUA Rick Santorum participa de evento em Lenexa, no Kansas

Após a divulgação do comunicado da fundação, Santorum afirmou que os pré-candidatos devem ficar na disputa enquanto acharem que devem. "(O pedido de desistência a Gingrich) não está sendo feito por mim e não o apoio", afirmou.

"Não estou dizendo que não quero que ele desista. É claro que gostaria que ele desistisse, assim como gostaria que Romney desistisse, assim como gostaria que o presidente Obama me entregasse a presidência", acrescentou Santorum. "Mas isso não vai acontecer. A ideia é deixar o povo decidir."

Apesar de ter vencido na maioria dos Estados da Superterça, votação com o maior número de delegados em jogo em um só dia na corrida pela nomeação à candidatura presidencial, Romney não conseguiu selar a disputa e confirmar-se como candidato do partido para concorrer com Obama nas eleições de novembro.

Ao contrário, a espetacular maratona de votos em dez Estados deixou o ex-governador de Massachusetts praticamente na mesma posição em que estava, como o favorito condenado a superar um difícil mês de março para conquistar seu prêmio final.

Romney conseguiu uma maioria de seis Estados, mas não se livrar de seus adversários Rick Santorum e Newt Gingrich, e expôs novamente os aspectos fracos que prejudicam sua campanha à indicação.

Mais uma vez, o favorito republicano fracassou em sua tentativa de cativar a base conservadora de seu partido. Mais uma vez, Romney gastou milhões de dólares em propaganda, mas não conseguiu definir uma campanha. Pesquisas de boca de urna no crucial Estado de Ohio mostraram, além disso, que o multimilionário continua lutando para conectar-se aos eleitores da classe média e aos trabalhadores.

Romney ganhou em Ohio, Idaho, Massachusetts, Vermont, Virgínia e Alasca, enquanto Santorum venceu no Tennessee, Oklahoma e Dakota do Norte. Gingrich ganhou apenas em seu Estado natal, Geórgia.

Com AP, AFP e The New York Times

    Leia tudo sobre: eleição nos euasantorumrepublicanoseuaromneygingrich

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG