Grupo português quer lançar jornal econômico no Brasil ainda este ano

Lisboa, 13 ago (EFE).- O grupo empresarial português Ongoing, proprietário das publicações portuguesas Diário Econômico e Semanário Econômico, lançará até o final do ano um jornal econômico no Brasil, confirmaram hoje à Agência Efe fontes da empresa.

EFE |

"Será um jornal de brasileiros, feito por brasileiros e para brasileiros", afirmou o vice-presidente da Ongoing, o espanhol Rafael Mora.

A futura publicação, ainda sem nome e que será editada em São Paulo, deseja ocupar o espaço deixado pela "Gazeta Mercantil".

A publicação - pertencente à Companhia Brasileira de Mídia (CBM), a mesma que edita o "Jornal do Brasil"- deixou de circular em maio após quase 90 anos de existência, o que fez com que permanecesse no segmento apenas o "Valor Econômico".

Mora não revelou mais detalhes sobre a futura publicação, mas antecipou que, a partir de setembro, o "Diário Econômico" apresentará aos leitores portugueses uma plataforma "totalmente nova" que, se "der certo", também será utilizada no Brasil.

"Será uma nova maneira de distribuir e ler um periódico. O leitor vai sentir que lê em papel, mas com a possibilidade de investigar e guardar arquivos de qualquer parte do mundo e a qualquer hora", afirmou.

A Ongoing já definiu seus parceiros no Brasil, pois no país as leis não permitem que uma empresa estrangeira controle mais de 30% do capital de uma companhia de comunicação.

Os parentes do presidente da Ongoing, o português Nuno Vasconcellos, possuirão o resto do capital.

Segundo Mora, a mulher de Vasconcellos, a paulista Sandra Vasconcellos, filha de um empresário do setor do marketing, controlará cerca de 70% da Ongoing.

O grande desafio do grupo, que em Portugal já conta com o consolidado "Diário Econômico" (com 25 mil exemplares ao dia), será penetrar no mercado brasileiro, onde, em seu auge, a "Gazeta Mercantil" chegou a ter 120 mil exemplares por dia. EFE bbr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG