Grupo nigeriano recusa anisita após deserção de centenas de rebeldes

Lagos, 23 ago (EFE).- O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (Mend), principal grupo guerrilheiro na região petrolífera do sul da Nigéria, anunciou que continuará na luta armada e não vai aderir à anistia oferecida pelo Governo, depois centenas de seus membros se entregaram às autoridades no sábado.

EFE |

Em nota divulgada hoje pela imprensa local, o Mend recusou a anistia oferecida pelo presidente nigeriano, Umaru Yar'Adua, e avisou que retomará os ataques contra os militares e as empresas petrolíferas em 15 de setembro, quando termina o cessar-fogo que havia declarado.

Ontem, Ebikabowei Victor Ben, conhecido como "Boyloaf", um dos principais líderes do Mend, se entregou às autoridades junto com outros seis importantes comandantes e centenas de combatentes do grupo.

Numa cerimônia realizada em Yenagoa, capital do estado de Bayelsa, os desertores, amparados pela anistia do Governo, também entregaram armas, munição e as lanchas que utilizavam em suas operações.

Segundo a nota do Mend, as armas mostradas ontem no ato de Yenagoa, classificado como uma "piada", eram, "em sua maioria, do Governo", e não faziam parte dos arsenais da guerrilha.

O grupo também deu por encerradas as conversas com o representante especial do presidente para a Anistia, Timi Alaibe.

Para o Mend, o Governo quer apenas "um programa de desarmamento", e não pensa em "abordar os principais problemas" da região nem em "promover o desenvolvimento" do Delta do Níger.

A anistia oferecida pelo presidente nigeriana desde 6 de agosto vale para todos os rebeldes que renunciarem à violência até 4 de outubro.

Embora como grupo nunca tenha aceito a oferta do Governo, o Mend, em 15 de julho, anunciou uma trégua unilateral de 60 dias. O cessar-fogo permitiu às partes discutir um possível acordo de desarmamento, mas os contatos foram suspensos com o comunicado de hoje. EFE da/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG