Grupo de Kioto aprova busca de plano para reduzir emissões de aviões e navios

Bangcoc, 4 abr (EFE) - O grupo de trabalho dos países signatários do Protocolo de Kioto aprovou hoje em Bangcoc a busca de soluções para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em aviões e navios, durante uma reunião organizada pela ONU para negociar um novo acordo contra a mudança climática. A medida defendida pela União Européia (UE) e a Noruega foi recebida de forma diferente entre os 1.200 delegados de 163 nações que, desde segunda-feira, debatem na capital tailandesa sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima.

EFE |

As emissões de gases poluentes no setor da aviação civil e de transporte marítimo, que representam entre 5% e 8% do total das causadoras do efeito estufa, não estão incluídas no Protocolo de Kioto e, no entanto, "crescem com rapidez e é necessário levá-las em conta", afirmaram fontes da delegação da Comissão Européia (CE).

O consenso alcançado pela mesa de trabalho encarregada de revisar o cumprimento dos acordos de Kioto não é tão ambicioso como desejava a UE, mas pelo menos supera as reservas das nações emergentes e obtém deles o compromisso de estudar a alternativa.

O mesmo não ocorre com o outro grupo de trabalho nas reuniões de Bangcoc, que deve desenvolver o calendário de negociações de um acordo mais agressivo e completo que o de Kioto para que entre em vigor em 2012, cujas divergências obrigaram sua conclusão a ser atrasada.

O secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima, Yvo de Boer, anunciou que o encerramento terá que ocorrer às 21h30 locais (11h30 de Brasília), porque "depois dessa hora ficaremos sem tradutores".

A sessão plenária de hoje começou com um atraso de mais de quatro horas devido às posições opostas em relação às obrigações que cada país está disposto a assumir para reduzir o aumento das temperaturas no planeta. EFE tai/ev/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG