Grupo de cientistas quer exumar corpo de Galileu

Uma equipe de cientistas britânicos e italianos pediu permissão para desenterrar o corpo do astrônomo Galileu Galilei. Os pesquisadores querem exumar o corpo do astrônomo para saber se os problemas de visão de Galileu podem ter afetado algumas de suas descobertas.

BBC Brasil |

Galileu é considerado o pai da astronomia, mas sofreu com problemas de visão durante a maior parte de sua vida adulta.

Já no final de sua vida, em 1642, Galileu estava totalmente cego. Mas, antes disso, ele transformou a astrofísica ao defender a teoria heliocêntrica de Copérnico - que afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, e não o contrário, como se acreditava.

Saturno

Os cientistas dizem acreditar que os problemas de visão de Galileu contribuíram para alguns dos erros que ele cometeu em seus estudos, incluindo o que o levou a acreditar que Saturno tinha duas luas, e não anéis. A exumação do corpo de Galileu, que está sepultado em uma basílica em Florença, na Itália, serviria para a realização de exames de DNA.

Os cientistas afirmam que, se descobrirem qual o problema de visão que afetava o astrônomo, poderão usar modelos de computador para recriar exatamente o que Galileu viu em seu telescópio.

Para remover os restos de Galileu da basílica em Florença, a equipe de pesquisadores ainda espera uma autorização da Igreja Católica - que chegou a julgar e condenar o astrônomo por heresia em 1633, pela afirmação de que a Terra girava em torno do Sol.

    Leia tudo sobre: ciência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG