Deus é grande na madrugada de Teerã seguem a receita de Khomeini - Mundo - iG" /

Gritos de Deus é grande na madrugada de Teerã seguem a receita de Khomeini

Os primeiros gritos começam na madrugada da capital do Irã, cujos habitantes lançam a frase de Deus é grande para questionar a reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad.

AFP |

No finalzinho da noite, algumas vozes isoladas começam a ressonar pela cidade. O clamor aumenta até que tem início um verdadeiro ruído de fundo, que cobre o baruho dos veículos e invade a tranquilidade das residências.

Esta expressão de desafio começou poucos dias depois da eleição presidencial de 12 de junho, e continua aumentando.

A moda foi inventada pelo imã Ruhollah Khomeini, quando lutava contra o regime imperial.

Ante a violenta repressão dos manifestantes pelas tropas nas ruas da capital, Khomeini convenceu os iranianos que, durante as noites, deveriam subir nos telhados das casas para gritar "Alah u akbar".

Este grito garantia, em certa medida, a segurança dos que o lançavam e representava um desafio ao poder do xá, cujo regime foi, por fim, derrubado em 1979.

Mir Hossein Moussavi, o principal adversário de Ahmadinejad nestas eleições e líder do movimento pela impugnação de sua reeleição, adotou este sistema e incentivou seus partidários a aplicar a receita todos os dias.

Moussavi conhece bem seus efeitos, pois, na época da Revolução Isâmica, era um dos principais colaboradores de Khomeini.

Este movimento se estendeu por quase toda a cidade, onde todas as noites, de leste a oeste, do norte ao centro, e em menor medida no sul, o grito de protesto ecoa durante a madrugada.

Nas primeiras noites, desconhecidos armados tentaram matar esse movimento disparando contra os manifestantes que eram visíveis das calçadas.

Como as manifestações nas ruas ficaram mais perigosas, o movimento vocal ganhou forças nos últimos dias e ficou mais forte desde que as tropas mataram manifestantes.

pcl/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG