baixo impacto em situação creditícia do México, diz Moody s - Mundo - iG" /

Gripe terá baixo impacto em situação creditícia do México, diz Moody s

México, 7 mai (EFE).- A agência qualificadora Moodys estimou hoje que o foco de gripe suína, que já deixou 44 mortos no México, terá sequelas de baixo impacto na situação creditícia dos estados e municípios mexicanos.

EFE |

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Em comunicado divulgado hoje, a Moody's Investors Service considerou que a gripe será mais "uma agravante dos desafios já existentes" do que "uma nova dificuldade na situação creditícia dos estados e dos municípios mexicanos".

"Pelo lado da despesa, não esperamos que o foco possa exercer pressão para os municípios", disse Sean Marion, vice-presidente assistente da Moody's e autor do relatório.

Segundo o analista, o papel protagonista desempenhado pelo Governo federal no atendimento de saúde pública neste alerta sanitário, que começou em 23 de abril, "minimizará o impacto destas pressões sobre o orçamento dos estados", que também cobrem parte de serviços de saúde no país.

Quanto à receita, as transferências do Governo federal são a principal fonte para os municípios e estados mexicanos, por isso a Moody's considera limitado o impacto da gripe neste campo.

Reconheceu que a gripe "agravará a recessão econômica nacional e aumentará a pressão sobre a receita disponível para as transferências federais a estados e municípios".

O Governo mexicano estimou entre 0,3 e 0,5 ponto a queda adicional que a gripe pode causar no Produto Interno Bruto (PIB) do país, que o Banco do México tinha situado em uma contração de 3,8% a 4,8%.

O ministro da Fazenda mexicano, Agustín Carstens, disse que prevê perdas de cerca de 30 bilhões de pesos (US$ 2,266 bilhões), como consequência da contingência sanitária mantida no país, embora o México esteja voltando gradativamente à normalidade. EFE pvo/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG