México, 27 abr (EFE).- O surto de gripe suína no México que pode ter causado 149 mortes - 20 delas confirmadas - levou a Concacaf a cancelar hoje as finais do torneio Sub-17 da região e adiar a final da Liga dos Campeões, principal competição entre clubes.

"O cancelamento aconteceu por conta das crescentes preocupações acerca do recente surto da gripe suína no México. Tomamos as medidas com base nas ações do Governo mexicano, para preservar a saúde de jogadores, árbitros e torcedores", disse Chuck Blazer, secretário-geral da Concacaf, em nota.

O torneio Sub-17 da Concacaf acontece em Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos, e reúne oito seleções das Américas do Norte e Central.

As semifinais do torneio Sub-17 estavam marcadas para quarta, com as partidas México-Honduras e EUA-Costa Rica, e a final seria no sábado. As quatro seleções já se garantiram no Mundial da categoria, de 24 de outubro a 15 de novembro na Nigéria.

Já Atlante e Cruz Azul disputariam quarta em Cancún a partida de volta da final da Liga dos Campeões, que garante vaga no Mundial de Clubes.

A ida, realizada semana passada na capital mexicana, foi vencida pelo Atlante por 2 a 0. O jogo está marcado para 12 de maio, também no balneário.

A Concacaf manteve a realização de um campeonato de beach soccer em Puerto Vallarta, no oeste do México, mas a decisão final só sai na terça. EFE jth/dp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.