uma grave ameaça à saúde pública (Casa Branca) - Mundo - iG" /

Gripe suína é uma grave ameaça à saúde pública (Casa Branca)

O ressurgimento da gripe A (H1N1) representa grave ameaça para a saúde pública, recordou nesta segunda-feira a Casa Branca em comunicado, no qual, no entanto, considerou pouco provável que o vírus seja tão perigoso como o da gripe espanhola de 1918-1919.

AFP |

"O problema não é que este vírus seja mais mortal que outro vírus de gripe, mas vai infectar mais pessoas do que o normal porque poucas pessoas estão imunizadas" contra ele, explica a Casa Blanca, no informe fornecido pelo órgão que assessora o presidente em matéria científica, o PCAST (President's council of Advisors of Science and Technology).

Segundo este relatório, "é pouco provável que o H1N1 de 2009 se assemelhe à pandemia mortal de 1918-1919", mas "o vírus constitui grave ameaça para a saúde pública da nação" e "a severidade de seu impacto dependerá do comportamento dos indivíduos".

No informe são dados conselhos já conhecidos para a prevenção, como "lavar as mãos com frequência e permanecer em casa durante a doença".

Também sugere que nos locais de trabalho sejam estabelecidas normas para evitar "que os empregados não se sintam pressionados a comparecer se estiverem doentes".

vmt/sf/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG