Gripe pode provocar ataques cardíacos, diz estudo

Londres, 21 set (EFE).- A gripe pode provocar ataques cardíacos, embora a vacinação possa oferecer proteção a pacientes com problemas no coração, segundo um estudo publicado hoje pela revista médica britânica The Lancet.

EFE |

Até agora, as complicações cardíacas da gripe, como a miocardite (inflamação do miocárdio), eram bem conhecidas, apesar de não estar clara a influência do vírus nas ocorrências de ataques do coração.

A fim de esclarecer essa relação causa-efeito, os especialistas Charlotte Warren-Gash e Andrew Hayward, do centro de doenças infecciosas e epidemiologia da Universidade de Londres, e Liam Smeeth, da também inglesa Escola de Higiene e Medicina Tropical, revisaram 39 estudos feitos entre 1932 e 2008 sobre a associação entre a gripe e os ataques cardíacos.

O total dos estudos examinados, referentes a todos os níveis populacionais, mostra um aumento de mortes em consequência de ataques cardíacos durante períodos nos quais circulava o vírus da gripe.

As conclusões de vários estudos de observação ofereceram também "associações consistentes entre a gripe e os ataques cardíacos, mas uma ligação mais frágil com a morte cardiovascular", segundo os autores.

Quatro desses oito trabalhos de observação "também mostraram um efeito protetor contra incidentes de ataques cardíacos e mortes cardiovasculares nos que tinham se vacinado contra a gripe".

"Achamos que a vacinação contra a gripe deveria se estimular onde estiver indicado, especialmente naquelas pessoas com doenças cardiovasculares", concluem os especialistas de Londres.

Essa recomendação é "especialmente importante" perante a atual pandemia da gripe e a iminente temporada de gripe comum, quando muita gente costuma se contaminar com o vírus.

Os autores, porém, admitem que são necessárias mais provas sobre a efetividade da vacina da gripe para reduzir o risco de problemas cardíacos em pessoas sem doenças vasculares comprovadas. EFE pa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG