Gripe leva EUA a tomar medidas de precaução em entradas do país

El Paso (EUA), 27 abr (EFE).- O Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP, na sigla em inglês) dos Estados Unidos começou a partir de hoje a distribuir informação sobre os sintomas da gripe suína para os que entrem no país e instruiu seus funcionários sobre a detecção de casos.

EFE |

"Os inspetores foram alertados sobre sintomas e características próprias desta gripe e foram instruídos a respeito das medidas a tomar caso detectem um possível caso entre as pessoas que buscam a entrada no país via aérea ou terrestre", explicou à Agência Efe o porta-voz da CBP, Roger Maier.

Segundo ele, foram dados equipamentos aos inspetores e, caso se detecte um caso suspeito, a pessoa será isolada completamente e o escritório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) será informado.

"As medidas são similares às tomadas caso se seja detectado um possível caso de tuberculose ou cólera", comentou Maier.

Até agora, o vírus pode ter causado 149 mortes no México, das quais apenas 20 foram confirmadas, enquanto nos EUA há 40 casos confirmados de doentes.

O porta-voz indicou que a distribuição de boletins entre os viajantes internacionais que buscam ingressar no país é feito a pedido dos CDC, e que a CBP imprimirá inicialmente 75 mil para distribuir nos cruzamentos internacionais da área de El Paso, cidade americana na fronteira com o México.

"Por enquanto, não é estado de alerta, mas de prevenção", disse o agente Rick López.

De acordo com María Teresa Cerqueira, diretora da Organização Pan-americana de Saúde (OPS) em El Paso, a comunidade fronteiriça, especialmente na Califórnia e no Texas, deve evitar atravessar para o México.

"É uma situação muito séria. Existe a possibilidade que este vírus chegue a El Paso porque as pessoas viajam constantemente de um país ao outro e existe o risco de que venha alguém com a doença", comentou a especialista. EFE pg/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG