Gregos e turcos do Chipre decidem abrir nova passagem fronteiriça

Atenas, 26 jun (EFE).- O presidente greco-cipriota, Dimitris Christofias, e o líder da comunidade turco cipriota, Mehmet Ali Talat, chegaram hoje a um acordo para abrir a passagem fronteiriça de Limnitis, anunciaram fontes oficiais.

EFE |

O enviado especial da ONU para o conflito do Chipre, Taye-Brook Zerihou, informou sobre o acordo alcançado hoje durante uma reunião em Nicósia entre dos líderes de ambas as comunidades.

A passagem de Limnitis fica na parte noroeste da ilha, é amplo e pode servir para o transporte de mercadorias e de gente, ao contrário de outras passagens que ficam no meio de ruas nas quais foi erguido um muro em 1974 para dividir Nicósia.

Há 15 meses, os dois líderes acertaram abrir a passagem fronteiriça Ledra em Nicósia.

Uma vez aberta, Limnitis funcionará três dias por semana para os ônibus que serão acompanhados pelas forças da ONU alocadas para salvaguardar a paz, o resto dos dias, a passagem ficará aberta para o cruzamento a pé.

Chipre está dividida desde 1974, com 37% da parte norte ocupada por tropas turcas, onde Ancara instalou a chamada "República Turca do Norte do Chipre", que não é reconhecida por nenhum país do mundo.

A divisão do Chipre, cuja parte grega faz parte da União Europeia, continua sendo um dos empecilhos para o avanço das negociações de adesão da Turquia ao bloco. EFE afb-jk/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG