falha na ideologia capitalista - Mundo - iG" /

Greenspan: crise revelou falha na ideologia capitalista

O ex-presidente do Federal Reserve (Fed) americano, Alan Greenspan, afirmou nesta quinta-feira que a crise financeira das últimas semanas revelou uma lacuna na ideologia capitalista na qual sempre acreditou.

AFP |

"Sim, constatei uma falha. Não sei até que ponto é significativa ou duradoura, mas me deixou bastante desconcertado", admitiu Greenspan durante uma audiência no Congresso.

Greenspan, acusado de ter permitido o crescimento da bolha imobiliária cuja explosão provocou a crise financeira, foi confrontado com suas próprias declarações pelo presidente do Comitê de Controle de Ação Governamental da Câmara dos Representantes, o democrata Henry Waxman.

"Tenho uma ideologia. Minha opinião é a de que os mercados livres e competitivos são, de longe, a (melhor) maneira de organizar a economia. Testamos a regulação, nenhuma funcionou de verdade", havia declarado Greenspan antes da crise, segundo Waxman.

O ex-presidente do Fed disse nesta quinta no Congresso que o mercado de crédito vive "uma tsunami que se vê uma vez a cada século".

Dirigindo-se aos membros do Comitê encarregado da reforma governamental, Greenspan enfatizou que, na atual situação, "os bancos centrais e os governos se vêem obrigados a adotar medidas sem precedentes" e que os Estados Unidos dificilmente "evitarão um aumento das demissões e do desemprego".

mk/fp/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG