Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Grécia convida Macedônia a retomar negociações sobre nome

Atenas, 3 abr (EFE) - O primeiro-ministro grego, Costas Caramanlis, após vetar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a possível entrada da Macedônia na entidade, convidou hoje o país vizinho a voltar à mesa de negociações para resolver o assunto da denominação da república. Envio um novo convite a continuar as negociações sob o marco da ONU para chegar a uma solução no interesse de toda a região, disse Caramanlis em Bucareste, de onde enviou uma mensagem a Skojpe, exibida ao vivo pelos canais gregos. Nosso objetivo não é humilhar (a Macedônia), nem ter vencedores nem vencidos, acrescentou. O chefe do Governo grego fez essa declaração na cúpula da Otan em Bucareste, onde hoje vetou o convite à Macedônia para aderir à Aliança Atlântica. A Macedônia esperava receber esse convite junto a Albânia e Croácia, que foram convidadas a negociar sua adesão. Com o veto da Grécia, a Antiga República Iugoslava da Macedônia (ARIM- nome provisório desde 1993 atribuído pela ONU) não entrou na Otan, já que repeti que, sem solução ao assunto do nome, não haveria convite, disse Caramanlis. Em Bucareste, afirmou, colocou-se fim à falsa idéia de que países possam participar dos eventos mundiais sem cumprir as obrigações básicas e que as regras devem de ser respeitadas por todos. Skopje poderá ser membro da Otan só se previamente for resolvida a disputa que temos sobre o nome, acrescentou. Nem tudo terminou em Bucareste. Temos muito cami...

EFE |

Buscamos uma solução que leve em conta os pontos de vista de todos e que reforce a estabilidade na região", disse Caramanlis.

Desde a independência da Macedônia em 1991 e a desintegração da ex-Iugoslávia, Atenas se recusou reconhecer a ARIM como República Macedônia por temer reivindicações territoriais sobre sua província homônima do norte.

Nos 17 anos que se passaram desde então o conflito não foi resolvido. EFE afb/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG