Grandes comícios fecham campanha eleitoral no Equador

Quito, 23 abr (EFE).- A campanha eleitoral para o pleito geral do próximo domingo no Equador foi encerrada hoje com grandes comícios dos principais candidatos presidenciais e de seus partidos ou movimentos políticos.

EFE |

O atual presidente equatoriano, Rafael Correa, que é apontado pelas pesquisas como favorito, fez um comício na cidade de Guayaquil, a maior do país, onde se encontram ainda o multimilionário Álvaro Noboa e a também candidata Martha Roldós.

Já o ex-presidente Lúcio Gutiérrez encerra sua campanha em Quito, capital do país.

Dos oito candidatos presidenciais que brigam nestas eleições, apenas estes quatro, segundo as últimas pesquisas, têm possibilidade de obter uma porcentagem de votos apreciável.

As enquetes indicam ainda que Correa, com seu programa de Revolução Cidadã, pode vencer até mesmo no primeiro turno. Para isso, ele necessita ou da maioria absoluta dos votos ou de 40% com uma diferença sobre o segundo de mais de 10 pontos percentuais.

Mas tanto Noboa como Gutiérrez recusam até o último minuto esta possibilidade, e se mostram convencidos de que forçarão, cada um de seu lado, um segundo turno, que aconteceria no dia 14 de junho.

Mais de 10,5 milhões de equatorianos estão convocados às urnas para escolher, além do presidente e vice-presidente, representantes das Assembleias nacional e provinciais, governadores regionais, prefeitos, vereadores, parlamentares andinos e juntas paroquiais.

Várias missões de observação eleitoral, em particular as da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Europeia (UE), se encontram no país para fiscalizar o processo eleitoral.

Segundo os observadores, a campanha se caracterizou pela tranquilidade, apesar das denúncias tanto dos candidatos governistas como dos opositores.

De acordo com analistas e as próprias missões de observação, a campanha teve muita propaganda e pouco de debate programático. EFE ei/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG